sábado, 26 de fevereiro de 2011

GM do Brasil pretende lançar nove carros novos até 2012

Segundo a montadora, o Brasil é o seu terceiro maior mercado, atrás de China e EUA. Em 2010, foram vendidas 628 mil unidades no país

Por Carlos Giffoni
A General Motors (GM) do Brasil anunciou nesta quinta-feira (24/02) que deve lançar nove novos produtos até o final de 2012. Os novos modelos devem começar a chegar no território brasileiro a partir do segundo semestre deste ano. Está nos planos da montadora, inclusive, um modelo de carro mais compacto que atenda a classe média, segundoJaime Ardila, presidente da GM na América do Sul.
De acordo com a montadora, o país permanece como terceiro maior mercado da companhia. Só no ano passado, foram vendidas 658 milhões de unidades. O Brasil responde por 65% das vendas da América do Sul. Esta foi a primeira vez que os resultados da companhia na região foram abertos, mas Ardila garantiu que o lucro da região vem crescendo regularmente nos últimos quatro anos. A companhia não informou, porém, por quanto dos US$ 800 milhões de lucro obtidos na região em 2010 o Brasil responde.
A previsão é que em 2011 seja investido US$ 1,2 milhão e que o país produza 3,5 milhões de unidades - de um total de 5,3 milhões na América do Sul.
Em 2010, a participação de mercado da montadora no Brasil foi de 18,4%, uma leve queda na comparação com o ano de 2009, com 18,7%, o que Ardila diz não ser preocupante: "Essa queda em décimos porcentuais não é significativa. Vimos que a satisfação do consumidor tem aumentado". A receita da montadora no país chegou US$ 2 bilhões no ano passado.
O presidente da GM na América do Sul reconheceu que o Real forte faz com que o país perca competitividade no mercado mundial: "A desvalorização do Real é desejável, mas não creio que isso acontecerá". Na sua opinião, é urgente a melhoria na infraestrutura nos transportes e a formação de mão de obra qualificada para que o país aumente sua competitividade.
Sobre a saída de Denise Johnson da presidência da GM do Brasil, cargo que ele acumula como interino, Ardila falou pouco: "A sua saída foi motivada por razões pessoais. Nesses casos, não há nada a ser acrescentado".
Em videoconferência, Dan Akerson, CEO da GM, afirmou que os mercados de Brasil e China apresentam forte potencial: "O crescimento desses mercados tem de continuar sendo aproveitado". Pela primeira vez, a China passou os Estados Unidos em número de unidades vendidas. Em 2010, a montadora vendeu 2,3 milhões de unidades no país asiático e 2,1 milhões nos EUA.
Os lucros da GM Company no ano de 2010 chegaram a US$ 4,7 bilhões. Esta foi a primeira vez que a empresa apresentou lucro anual desde 2004. Foram mais de 8,3 milhões de unidades vendidas no ano em todo o mundo, gerando uma receita global de US$ 136 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário